Recomendamos: leituras e filmes




Sinopse do Filme - Duplicity – Do cineasta Tony Gilroy, famoso pelos roteiros da trilogia Bourne e pela direção do premiado Conduta de risco, "Duplicidade" reúne as estrelas do cinema Julia Roberts e Clive Owne para contar a agitada relação íntima e profissional de dois espiões que vão participar de uma intrincada disputa entre duas empresas rivais. A funcionária da CIA Claire Stenwick (Roberts) e o agente do MI6 Ray koval (Owen) deixam para trás o departamento de inteligência do governo para participarem de um esquema altamente lucrativo que envolve duas multinacionais concorrentes. A missão deles é proteger a fórmula de um produto que trará muito dinheiro para a primeira empresa que patenteá-lo. Os comandantes dessas duas multinacionais são os executivos Howard Tully, e Dick Garsik. Rivais, eles contratam os espiões - que passam a trabalhar para lados opostos-, dando início a um verdadeiro jogo de interessas.



Sinopse do Filme - O Nome da Rosa –  Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.





Sinopse do Livro – O Assédio - Arturo Perez Reverte 
Cádis, 1811. Nas ruas da mais liberal cidade europeia trava-se uma batalha muito singular. Jovens mulheres são encontradas mortas. E em cada lugar, momento antes da descoberta do cadáver explode uma bomba francesa. Estes acontecimentos traçam um estranho mapa sobre a cidade: um complexo tabuleiro de xadrez em que a mão de um misterioso jogador - um assassino impiedoso, o acaso, a direcção do vento, o cálculo das probabilidades - move as peças que determinam o destino dos protagonistas. Enredados neste enigmático jogo estão um polícia corrupto, a herdeira de um império comercial, um corsário sem escrúpulos, um taxidermista misantropo e espião, um guerrilheiro bondoso e um excêntrico artilheiro francês.O Assédio reconstrói a extraordinária pulsação de um mundo de oportunidades perdidas. Retrata o fim de uma era e um grupo de personagens condenadas pela História, sentenciadas a levar uma vida que, tal como a cidade que os alberga - uma Cádis equívoca, enigmática e contraditória -, nunca mais será a mesma.




Sinopse do livro - O Sabor do Arquivo - Arlette Farge
O uso do arquivo e sua relação com a escrita da história constituem o objeto de reflexão deste ensaio de Arlette Farge, que escreve a partir de sua experiência de trabalho com documentos policiais do século XVIII na França. Escrita do ponto de vista de uma historiadora tomada da paixão por arquivos, a narrativa descreve o mundo das bibliotecas em tom muitas vezes pessoal e irônico, convidando o leitor a participar do prazer de frequentar esses espaços. O arquivo petrifica momentos ao acaso e na desordem, despertando naquele que o lê um efeito de certeza. A palavra dita, o objeto encontrado, o vestígio deixado tornam-se representações do real. Mas o historiador não é um fabulista redigindo fábulas, e impõe-se a reflexão. O trabalho com o arquivo constitui, assim, um jogo de aproximações e oposições entre o acidental e o singular, o único e o coletivo, o sentido e a verdade, as formas de expressão popular e a linguagem do historiador.


Aproveitem a leitura e relaxem com à sessão!


Todas as informações dos filmes foram retiradas do site: http://www.interfilmes.com/filme_14034_O.Nome.da.Rosa-(Der.Name.der.Rose).html

Todas as informações sobre o livro O Assédio foram retiradas do site:
http://www.wook.pt/ficha/o-assedio/a/id/10747269


Todas as informações sobre o livro O Sabor do Arquivo foram retiradas do site:
http://www.livrariacultura.com.br/p/o-sabor-do-arquivo-5095175



Nenhum comentário:

Postar um comentário