sexta-feira, 12 de junho de 2015

O Valor Secundário

http://www.aer.adv.br/detalha_noticia.php?cod=8120

O arquivo permanente é o conjunto de documentos que tem guarda definitiva devido ao seu valor secundário, ele é guarda e conservação do patrimônio, mas também deve ser a circulação da informação ali depositada para contribuir para difusão da informação. O papel do arquivo permanente é de suma importância para sociedade, tendo em vista que ele é uma das fontes de pesquisa para vários campos de conhecimento, lá podem ser encontradas informações sobre a cultura, costumes e memória de um povo.
O documento de valor permanente é aquele que após cumprir sua função primária adquiri também um valor secundário, que é o valor informativo, histórico, testemunhal e que deve ser guardado definitivamente para futuras gerações.
Agora que vocês já sabem o que é um arquivo e um documento permanente, iremos analisar o valor secundário do nosso objeto de pesquisa para oficina que é um processo familiar, ele é um documento que trata de relações familiares, e “conta” uma história familiar de um determinado momento. A princípio ele serve como prova do julgamento feito, mas ele adquiri um valor permanente, pois mesmo com seu valor parcial de caráter informativo, ele mostra determinadas relações familiares de um determinado tempo e lugar.
Para um pesquisador esse documento pode mostrar um pouco sobre as relações familiares que chegam aos tribunais. Analisando esses documentos, é possível entender como se dão os divórcios, pensões, guarda dos filhos, vale lembrar que até pouco tempo atrás nem era possível se divorciar.
 Veja como os documentos podem revelar a estrutura de uma comunidade, seus costumes, seus valores e quão importante isso é para os usuários do arquivo permanente. Os documentos são o espelho da sociedade se levarmos em consideração que eles são gerados para atender as necessidades dessa sociedade.
Levando em consideração esses aspectos, nós do blog investigação arquivística assim como o TJDFT consideramos o processo familiar como um documento que deve ser de guarda permanente, tendo em vista seu valor informativo sobre as relações familiares de determinadas pessoas em determinado período e lugar. Este documento pode ser de suma importância para futuros pesquisadores que queiram tratar de questões de família, relações entre pessoas, processo jurídico dentre outros aspectos, pois ele mostra uma realidade de uma determinado corpo social.
Esperamos que tenha ficado um pouco mais claro para vocês a importância da guarda destes documentos, e claro, esperamos vocês em nossa oficina para o parecer dessa investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário