quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dica de leitura

livro : O sabor do Arquivo 
Autora : Arlette Farge
O livro O sabor do arquivo de Arlette Farge narra a história de uma historiadora na sua jornada de pesquisa dentro dos arquivos policiais da França do século XVIII, de forma apaixonada e envolvente ela nos mostra o valor que estes documentos possuem.
Ao longo do livro percebemos a vontade que a historiadora tem de realmente ver o que aconteceu naquela época com aquelas pessoas, ver a cara da cidade sem nenhum enfeite, a verdade nua e crua. A relação da historiadora com o arquivo não é meramente uma pesquisa, é quase uma relação de admiração, uma fascinação com o que se pode encontrar.
A relação dela com os Arquivos é ao mesmo tempo previsíveis, pois ao passo que um historiador já vai ao arquivo a procura de algo que ele já almeja e espera encontrar, ele pode encontrar muitas outras coisas a mais, e muitas vezes se surpreende.
Os arquivos mostram situações cotidianas, contando histórias, mostrando os costumes da época, o comportamento das pessoas, as histórias de homens e mulheres no trabalho, na família, tudo narrado de forma muito poética pela autora. Ela comenta ainda a imensidão do Arquivo, que mesmo que tivesse uma vida toda não conseguiria consumir por completo aquele arquivo.
Como trabalhado nas aulas de permanente 1 com a professora Darcilene vimos questões como memória, história e identidade , a memória faz parte do passado que uma sociedade se lembra, dos relatos e lembranças, a história também tem relatos e lembranças porém usa métodos específicos já a identidade de um povo são suas a memórias, história e  tradições culturais em comum que fazem com que o individuo se sinta parte de um todo, se sinta parte de um grupo
A princípio estes documentos citados no livro O sabor do Arquivo  tinham funções bem diferentes do que têm agora, eles foram criados pela necessidade e funções da polícia francesa, arquivos policiais não foram criados para surpreender ou agradar, foram criados para servir as necessidades da polícia naquela época porém agora eles também têm o valor histórico e cultura inestimável.
Com este livro podemos ver a relação que os arquivos policias podem ter com o Arquivo permanente e quais podem ser suas funções para diferentes pesquisadores, no caso a historiadora usou os Arquivos para fazer seu livro e mostrar o valor histórico, cultural e social que eles possuem em especial para os franceses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário