quinta-feira, 23 de abril de 2015

Investigando Diplomaticamente

O filme de Steven Spielberg, “Prenda-me se for capaz”, estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks em 2002, foi uma obra consagrada pela crítica que traz a história baseada em um dos maiores estelionatários dos Estados Unidos, Frank Abagnale Jr. O protagonista tinha a habilidade de falsificar documentos de forma quase perfeita e, por isso, tem êxito em várias façanhas durante o filme até que a polícia consegue pega-lo.
Trazendo o filme para o objeto do nosso estudo, a diplomática, Frank Abagnale Jr, encontra soluções que podemos notar durante o filme, com atenção nos detalhes dos documentos verídicos, ele reproduzia o dele, que não eram verídicos nem autênticos. Um exemplo é o selo da licença de avião em que o personagem retira de brinquedos que tinham a reprodução da logomarca da companhia, e coloca em sua licença. E assim ele editava documentos que aparecem no filme, cheques, diploma, entre outros.
A polícia consegue capturá-lo usando um conceito familiar na diplomática, a autenticidade, que parte de um conjunto de critérios que tornam o documento confiável, ou seja, autêntico para cumprir suas finalidades. A situação foi (descrever brevemente a situação).
Nosso blog, como investigadoras de documentos oficiais e crimes, acredita importante ressaltar o final da história (spoiller), o fato de a polícia aproveitar a habilidade dele para ajudar na apreensão de outros estelionatários, sua pena foi comprida dentro do FBI sendo peça chave com sua habilidade de identificar fraudes.


O fato de contratar a Daniela para solucionar o caso Frank Abagnale Jr é cogitado pelo grupo, primeiro porque ela tem uma boa experiência que nos foi compartilhada em sala. É um fato que isso poderia levar algum tempo, não subestimamos também o personagem e sua capacidade de fraude. Mas acreditamos na capacidade de Dani e seu “Só um minutinho...”.

Fonte: http://elquemassabe1.blogspot.com.br/2012/01/policia-nacional-cotui-apresa-dos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário