sexta-feira, 24 de abril de 2015

Atividade relâmpago


O filme que acabamos de assistir, Duplicity, estrelado com a bela atriz Julia Roberts como protagonista, junto com o galã Clive Owen, formam uma dupla de espiões que em resumo (spoiler) são enganados por grandes empresas multinacionais. Ao decorrer da trama, os dois  acreditam fazer um bom trabalho de agentes secretos. E nós, como investigadoras arquivísticas achamos que esse filme tem tudo haver com o nosso estudo diplomático, então vamos lá te explicar o porquê.

1 - A fórmula secreta
Sinais de validação: estrutura química e um texto abaixo da estrutura.
Autenticidade/veracidade (explicação): A fórmula é autêntica pois foi criada de acordo com procedimentos regulares da empresa para criar esse tipo de documento. É inverídico pois dentro do contexto dos agentes secretos, a informação contida nele é incorreta. 

2 - Carta com discurso
Sinais de validação: logomarca da empresa, manuscrita à caneta tinteiro.
Autenticidade/veracidade (explicação): Ela é autêntica pois o autor da carta a escreveu para fazer o discurso. E verídica pois ele escreveu com intuito de proferir essa informação aos funcionários.

3 - A rolha do casal

Sinais de validação: Formato de rolha produzida em material cortiça.
Autenticidade/veracidade (explicação): É autentico pois trata-se de uma padronização da comunicação entre o casal. É verídico pois a rolha transmitiu a informação aos dois.

Um abraço das investigadoras 
arquivísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário