sexta-feira, 1 de maio de 2015

Olhar Arquivístico

Quando pensamos em classificação, temos que ter total domínio do contexto do documento a ser classificado. O conceito de Código de Classificação é definido pelo CONARQ como “instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções” (pag. 9), sendo este procedimento feito pelo produtor do documento.
Após está conceituação, e relembrando o que foi discutido na aula de Permanente 1 com a professora Darcilene, nós como arquivistas temos que ter um olhar arquivístico na hora de classificar um documento, temos que fazer perguntas como a quem pertence, qual o contexto de acumulação, quem fez e pra quem fez e qual o motivo, o porque de guardar aquele documento.
A atividade de um arquivo como mencionou a professora, começa abaixo de zero, pois a primeira coisa que temos que observar é se todos os documentos fazem parte do mesmo fundo, e claro saber diferenciar acervo, coleção e fundo, que foi muito bem conceituado na aula passada.

   Diante do que foi exposto, e tendo como base as fotografias que foram mostradas na aula passada, nós do Investigação Arquivística iremos analisar uma fotografia de uma arma. 




            Olhando para a fotografia o que podemos observar é que tem uma arma em cima de um banco, não conseguimos obter mais nenhuma informação. Quando observamos o contexto em que está inserida ela diz muito mais do que isso. É uma arma de um sargento do corpo de bombeiros foi morto em troca de tiros com bandidos. Segundo o site Rota de Segurança, “o militar foi morto durante uma troca de tiro com três delinquentes, durante um assalto a uma agência dos Correios, na C1, em Taguatinga”.
            Nós como futuros arquivistas precisamos sim ter um olhar mais crítico, mais analítico para entendermos todo o contexto que o documento estiver inserido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário