segunda-feira, 4 de maio de 2015

Refazendo a Atividade

Bom dia galera,

Na última aula de ‘Arquivo Permanente 1, ministrada pela Professora Darcilene,fizemos uma atividade sobre conceitos que são fundamentais para a prática profissional do arquivista, são eles: proveniência, procedência e função. Nós, do Investigação Arquivística, notamos a dificuldade tanto nossa quanto da turma acerca do tema trabalhado.
Tivemos muitos problemas para conseguir compreender a função de cada documento,de acordo com o arquivo a que este corresponde. Diante dessa situação, nada melhor do que refazer a atividade para uma melhor compreensão.
Tendo em vista que o tema do nosso blog é investigação e análise de documentos oficias, nós,iremos fazer a mesma atividade da aula passada, baseada na análise de uma Certidão de Nascimento.
Para começarmos a atividade, os três conceitos precisam ficar bem claros:‘procedência’ e ‘proveniência’ e ‘função”. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, ‘procedência’ é caracterizado como:“termo em geral empregado para designar a origem mais imediata do arquivo, quando se trata de entrada de documentos efetuada por entidade diversa daquela que o gerou” (pag. 137).
O conceito de ‘proveniência’, é caracterizado como: “princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras” (pag. 136), que nos remete ao princípio da proveniência, ou respeito aos fundos, se esse conceito não ficou claro para você leitor, sugiro que procure outras fontes, pois esse conceito é pilar para a arquivologia.
O terceiro conceito é ‘função’ do documento, este foi o mais complicado na realização da atividade, pois a nossa analogia mais rápida é a função que o documento tinha no momento da sua criação, contudo, o que o gerou não necessariamente será o motivo pelo qual o guardamos. Uma conceituação feita pela nossa própria professora foi: o porquê guardamos o documento. 
A atividade ficou ainda mais complicada quando tivemos a pretensão de analisar documentos oficiais, em que a função da criação do documento se confunde com a razão de nós o guardarmos.
Mas para deixar tudo mais claro, vamos a prática!
           
            Certidão de Nascimento

- Procedência: 5º Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Distrito Federal. (Origem imediata, simples não é?)

- Proveniência: Bruno Alves Macena (Produtor do documento, certo?)

- Função: Em sala pensamos que sua função seria identificar (e tudo que você pode imaginar que seja a função de um documento oficial), entretanto, a razão do produtor guardar esse documento não é a mesma do contexto de produção. O Bruno Alves Macena guarda esse documento (função) como instrumento do exercício do direito dele. Ficou claro?





Nenhum comentário:

Postar um comentário