Caros
colegas de formação,
Essa semana nossa equipe recebeu novos
elementos para desvendar um caso que estamos investigando há algum tempo. Com
informações recolhidas na investigação arquivística sobre o ciclo vital do
processo em questão, realizada em visitas técnicas a alguns órgãos (registradas
neste blogger), agora é o momento de discussão da equipe para encaixá-lo
(situá-lo) em instrumentos arquivísticos dos órgãos apresentados, a saber:
CONARQ e Senado Federal e Congresso Nacional para contemplá-los em nossa investigação.
Recordando o objeto documental deste caso,
trata-se de um processo que é a peça chave da nossa investigação e que será
exposto no Evento Oficina de Diplomática e Tipologia 2015/1. A peça documental
é um Processo Cível de Separação Litigioso o qual é composto por vários
documentos. Utilizaremos duas peças que compõe esse processo para realizar a
classificação documental de acordo com a atividade proposta nesta semana.
A nossa investigação começa a partir da
análise do plano de classificação proposto pelo CONARQ e logo depois iremos
atrás do modelo de classificação do Senado Federal e Congresso Nacional para
apresentarmos uma solução.
Então vamos à análise das informações relevantes aos fatos...
Alguns processos cíveis familiar são de
guarda permanente, por fazer relatos de uma vida que, daqui a séculos poderá
ser história para futuras gerações e também pelo seu valor de prova. Nosso
primeiro documento a ser classificado é a PETIÇÃO, que é o meio pelo qual se
pleiteia direitos perante a Justiça. É o instrumento utilizado pelo advogado
para obter uma decisão judicial que satisfaça o interesse de seus
clientes.
Diante do que nos foi proposto, o modelo de
classificação do CONARQ não possui nenhum código que faça referência a
importância e ao contexto deste documento, logo nós do Investigação
Arquivística escolhemos o código que mais se aproxima (classificamos).
Tem-se que: O código por nós escolhido é muito abrangente e diz respeito às ações administrativas das instituições. No CONARQ este código está relacionado a “Outros assuntos referentes à Administração Geral” já a classificação proposta pelo Senado Federal e Congresso Nacional consegue uma adaptação melhor especificando o assunto, em relação à temporalidade do documento não obtivemos informações que nos possibilita dizer que é de guarda permanente.
Tem-se que: O código por nós escolhido é muito abrangente e diz respeito às ações administrativas das instituições. No CONARQ este código está relacionado a “Outros assuntos referentes à Administração Geral” já a classificação proposta pelo Senado Federal e Congresso Nacional consegue uma adaptação melhor especificando o assunto, em relação à temporalidade do documento não obtivemos informações que nos possibilita dizer que é de guarda permanente.
PETIÇÃO
|
|
CONARQ
|
SENADO FEDERAL E
CONGRESSO NACIONAL
|
091-
Ações Judiciais
|
51.02.01.22
– Petição Inicial
|
Nosso segundo documento a ser classificado é
a PROCURAÇÃO, que é o instrumento pelo qual alguém delega poderes a outrem, a
fim de representá-lo em assuntos de seu interesse. Na classificação da
Procuração também tivemos que utilizar o mesmo código da petição, porque como
já mencionado, o CONARQ não possui um código específico, mas vale lembrar que
atende ao prazo de guarda que é permanente. Já o código escolhido na tabela do
Senado Federal e Congresso Nacional, foi outro, mas que está dentro da mesma
classe que o código da petição, mas não tivemos acesso à temporalidade dos
documentos.
PROCURAÇÃO
|
|
CONARQ
|
SENADO FEDERAL E
CONGRESSO NACIONAL
|
091
– Ações Judiciais
|
51.02.01.00
– Documentos classificados no Plano de Classificação anterior referentes à
Representação, ao Acompanhamento e à Instrução de Ações Judiciais e
Administrativas
|
PARECER:
Nessa investigação, foi possível observar que o Plano de Classificação do Senado Federal e Congresso Nacional conseguem atender as necessidades do órgão, mas não atende as necessidades de outras instituições, pois cada uma produz documentos específicos. Já o Plano de Classificação do CONARQ é muito falho, pois ele é de uso nacional e muito abrangente, não consegue um código específico para fazer a classificação correta para cada documento, e isso muitas vezes leva a classificação errada.
Nessa investigação, foi possível observar que o Plano de Classificação do Senado Federal e Congresso Nacional conseguem atender as necessidades do órgão, mas não atende as necessidades de outras instituições, pois cada uma produz documentos específicos. Já o Plano de Classificação do CONARQ é muito falho, pois ele é de uso nacional e muito abrangente, não consegue um código específico para fazer a classificação correta para cada documento, e isso muitas vezes leva a classificação errada.
Os resultados da investigação de hoje são bem
pontuais, cada instituição deverá ter seu próprio Plano de Classificação, como
discutido em aulas anteriores, é analisar cada documento que é produzido e o
mesmo deverá ser colocado no plano, isso atenderá as necessidades da
instituição que fará uma análise mais precisa dos documentos por ela produzidos
e evitará a eliminação de documentos que muitas vezes de guarda permanente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário