segunda-feira, 6 de abril de 2015

Acervo digital reúne 710 processos de vítimas da ditadura no Brasil

Site foi lançado nesta sexta-feira (9) em São Paulo. Projeto 'Brasil: Nunca Mais' reúne cerca de 900 mil páginas. Do G1 São Paulo


     O Projeto "Brasil: Nunca Mais (BNM)" lançou nesta sexta-feira (9) em São Paulo o site Brasil: Nunca Mais Digit@l , que reúne cerca de 900 mil páginas digitalizadas a partir de 710 processos julgados pelo Superior Tribunal Militar (STM) entre 1979 e 1985.
        O site possibilita acesso a arquivos antes só disponíveis em papel e em microfilme. O acervo tem fotos e vídeos que retratam abusos cometidos durante a ditadura militar e a resistência ao regime de exceção.O BNM foi desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo na década de 1980, sob a coordenação do reverendo Jaime Wright e do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. O site foi criado em parceria pelo Ministério Público Federal, Governo do Estado de São Paulo e Armazém Memória.
        Em abril de 2013, foi lançado o site Memória Política e Resistência do Arquivo Público do Estado de São Paulo, com arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops). Ao todo foram digitalizados cerca de 1 milhão de páginas de documentação pela Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo em parceria com o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

        Podemos inferir da reportagem acima como os arquivos do BNM digital nos mostram como um documento de arquivo pode ter sua função mudada de acordo com o contexto em que ele está inserido, de acordo com cada instituição que o está usando. No período da ditadura militar esses documentos eram usados para suas atividades rotineiras como investigações, interrogatórios e processos judiciais e já para o arquivo do BNM digital serve para mostrar os abusos cometidos durante esse período.
       Esses documentos são autênticos, pois foram criados de acordo com as necessidades da organização e seguiu determinadas regras ao serem criados, do ponto de vista da diplomática, ela auxiliará a descobrir características e marcas de validação específicas de cada documento. 
       E do ponto de vista dos arquivos permanentes, esses documentos tem um valor histórico muito grande e a iniciativa do Brasil nunca mais de disponibiliza-los online também é uma ótima atitude de difusão da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário