quarta-feira, 1 de abril de 2015

Memórias reveladas

    No ano de 1964,teve início um dos períodos mais tristes da história brasileira: A Ditadura Militar. 
Este regime de governo utilizou como método de ''controlar'' quem  se opunha  inúmeras técnicas de torturas,causando dor e sofrimento.
    Durou 21 anos,e deixou um histórico de inúmeras vítimas desaparecidas,mortas e traumatizadas. 
Um período tão truculento e injusto, é óbvio que seria imediatamente investigado e os responsáveis punidos por tamanhas atrocidades não é? A verdade é que não,muito pelo contrário,seus praticantes foram protegidos por leis que os eximiam da culpa e  tiravam das mãos da população,o direito de acesso ás informações. 
     Porém, com muita luta no ano de 2010,constitui -se uma comissão intitulada de Comissão Nacional da Verdade,aonde o foco era investigar por meio de relatos de testemunhas,documentos,fotos,cartas,vídeos e o que mais existisse de material  para trazer a tona os culpados e buscar uma reparação ás vítimas e ou seus familiares.
     Apesar de nada poder trazer as vidas perdidas,ou reverter traumas psicológicos, foi de suma importância a contribuição conquistada pela comissão, deixando vários documentos ao acesso do público,fato antes que parecia ser impossível. 
       Vale citar que no ano de 2011,mais um passo foi dado e os documentos agora são considerados oficialmente como patrimônio cultural da humanidade,reforçando e garantindo ainda mais o seu valor permanente. 
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=665&sid=91
Sites em que estão disponíveis virtualmente alguns de seus documentos, e mais informações históricas sobre o período:
http://www.documentosrevelados.com.br/
http://arquivosdaditadura.com.br/arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário