quarta-feira, 15 de abril de 2015

Polícia detém homem por falsificação de documentos públicos

19/03/2015 15h45 - Atualizado em 19/03/2015 15h45

Em cumprimento de mandado, diversas cópias foram localizadas. Motorista informou que fazia o contato com os interessados no material.
Do G1 Presidente Prudente



Apreensão foi nesta quinta-feira (19), em Presidente Epitácio (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)



      Um motorista de 44 anos foi detido nesta quinta-feira (19), por volta das 8h, na Vila Palmira, em Presidente Epitácio, após ser indiciado por participar do crime de falsificação de documento público. De acordo com as informações da Polícia Civil, uma operação foi realizada para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliar, devido a uma investigação de que o indiciado falsificaria Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
   Ao chegar na residência do homem, os policiais localizaram diversas cópias de documentos e fotos, que seriam utilizados para a produzir o material falsificado, porém, não haviam objetos “como lâminas e papeis para a falsificação”, por isso, não houve prisão em flagrante, conforme a polícia.
      Na delegacia, o indiciado informou fazer parte de uma associação que comete crimes de falsificação de documentos, e que ele, “seria o responsável por fazer o contato com os interessados em adquirir esse tipo de produto”.
      O homem, segundo a polícia, informou o nome de um dos envolvidos que faria parte do grupo criminoso, porém, não deu detalhes. Uma investigação será realizada para localizar essa pessoa. O Delegado de Polícia responsável pelo caso, Dr. Márcio Domingos Fiorese representou pela decretação da prisão preventiva do indiciado.

Fonte:http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2015/03/policia-detem-homem-por-falsificacao-de-documentos-publicos.html. Acessado em 14/04/2015 às 15:00 hrs.

     Com esta reportagem podemos ver como crime de falsificação de documentos pode estar ligado à área da diplomática, pois a mesma pode identificar as marcas do documento, seus sinais de validação dentre outros sinais, e pode averiguar se é um documento pode ser suspeito ou não, Mas também se faz necessário treinamento específico, capacitação de profissionais e conhecimento das normas e legislação aplicadas em cada situação, para assim poder fazer uma melhor análise documental e descobrir possíveis fraudes.
       Existem fatores que podem atrapalhar a avaliação como, por exemplo, falta de padrão em determinados documentos, por isso é também necessário conhecer as variações dos documentos a serem analisados. Trata-se de um trabalho extremamente minucioso. 

Segundo Daniella Larcher (2012) 

"...O tratamento dos documentos recebidos é dificultado pela falta de padrão, dada a multiplicidade de órgãos capazes de emitir um mesmo documento, e pelos padrões variados apresentados em um mesmo documento, muitas vezes com variações oriundas das gráficas utilizadas. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação, documento que comprova a permissão para dirigir veiculo automotor), por exemplo, pode ser emitida por diferentes órgãos: DNT, DETRANs e CONTRAN, todos os órgãos públicos relacionados ao trânsito. Embora o documento mantenha padrões de tamanho e algumas informações, existem diferenças notáveis entre um e outro como, por exemplo, a cor dos formulários, a assinatura dos responsáveis, a sequência de numeração dos documentos etc.. Conhecer essas variações evita, em primeira análise, à suspeitar de documentos que apresentam pequenas variações em relação ao padrão local e corrente, enquanto seu perigo é não prestar atenção em variações e entender que todos os documentos são legítimos..."
     Mas só quem pode garantir a autenticidade do documento é seu produtor. Dessa forma a diplomática pode auxiliar no processo de averiguação da falsificação do documento, mas somente o produtor pode garantir sua autenticidade.
            Esses documentos de falsificação se relacionam com os arquivos policiais, pois fazem parte do arquivo, como prova do crime. Faz-se necessário salientar que os arquivos policiais podem conter documentos textuais considerados mais “tradicionais”, mas também pode conter outros tipos documentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário