terça-feira, 14 de abril de 2015

Memória Nacional

Fonte: http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/jornal_EX_ano1_n2_dezembro%201973.pdf

           O período de 1964-1985 é conhecido por sua forte repressão política. Tendo em vista o grande número de informações deste período, que contam a história política do país, o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, nomeado "Memórias Reveladas", foi incorporado ao Arquivo Nacional para que fosse disponibilizado para todos os cidadãos informações daquela época. 
Este projeto tem por objetivo segundo o site Memórias Reveladas “tornar-se um polo difusor de informações contidas nos registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil nas décadas de 1960 a 1980. Nele, fontes primárias e secundárias são gerenciadas e colocadas à disposição do público, incentivando a realização de estudos, pesquisas e reflexões sobre o período. A ação do Centro promove o fortalecimento das instituições arquivísticas públicas, transformando-as em espaços de cidadania”. Esta é uma maneira de abrir o passado para a sociedade, de possibilitar o acesso à informação desses fatos políticos.   
          Tendo em vista a nossa discussão em Permanente 1 com a professora Darcilene, sobre o significado de memória que segundo LE GOFF(1924, pg. 423) é “conjunto de funções psíquicas, graças às quais o homem pode atualizar impressões ou informações passadas, ou que ele representa como passadas”, este projeto irá mostrar para muitos as informações daquele período, é uma reconstituição da memória nacional. Por isso, o Investigação Arquivística convida a todos a acessarem o site e darem uma olhada nesses fatos políticos que deixaram marcas. Está disponível em:  http://www.memoriasreveladas.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home                                        
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário